São Paulo | SP | Projeto de Conservação e Restauro

ANO: 2009

Projeto do Arquiteto Jacques Pilon do final da década de 1940, situado no Largo do Arouche, o edifício é um exemplar de transição da arquitetura art-déco para a moderna, foi tombado pelo CONDEPHAAT em 2010 devido à sua importância histórica e arquitetônica.

O projeto de Conservação e Restauro Arquitetônico contemplou os pavimentos ocupados pela instituição e as fachadas da edificação, e foi desenvolvido a partir das pesquisas históricas e iconográficas acerca do arquiteto e do edifício. Posteriormente foram realizados o levantamento métrico-arquitetônico, as prospecções cromáticas, o diagnóstico do estado de conservação e o mapeamento de danos.

A proposta de restauro e intervenção das áreas internas, ocupadas pela Academia Paulista de Letras, bem como das fachadas da edificação, seguiu o critério da mínima intervenção e objetivou o resgate das características do projeto original, através da preservação e valorização dos acabamentos, metais e luminárias.

O acervo mobiliário e de obras de arte, abrigado nos quatro primeiros pavimentos do edifício, foi totalmente inventariado através de fichas individuais. As diversas salas de estar e o salão de chá transformaram-se em espaços expositivos, sem perder a função de local de reunião dos acadêmicos.