São Paulo | SP | Projeto de Conservação e Restauro e Execução de Conservação do piso em mosaico

ANO: 2016

Remanescente dos tempos áureos dos Campos Elíseos, primeiro bairro projetado de São Paulo, o palacete foi projetado em estilo eclético por Ramos de Azevedo na década de 1910 e reformado pelo Arquiteto Jacques Pilon em 1944, que aumentou a área de construção e eliminou todos os ornamentos das fachadas, preservando em seu interior somente as características do projeto original no hall de entrada, na sala de música, na bela escada de mármore italiano, no vitral da Casa Conrado e no hall de distribuição dos dormitórios.

O projeto de Conservação e Restauro foi desenvolvido a partir das pesquisas históricas e iconográficas do edifício, realizadas nos arquivos públicos da prefeitura de São Paulo, e gerou a cronologia construtiva do monumento.

Foram executados o levantamento métrico-arquitetônico de todo o edifício e as prospecções cromáticas, objetivando a identificação dos valores cromáticos dos elementos arquitetônicos. Em seguida foram elaborados o Diagnóstico do Estado de Conservação, o Mapeamento de Danos e o Projeto de Conservação e Restauro, que se limitou à preservação da matéria original, ficando à cargo de outro escritório de arquitetura a proposta de intervenção na propriedade para comportar restaurantes e eventos.

No ano de 2019 a equipe da VK executou o restauro do piso em mosaico de autoria da Società Musiva Italiana, do início do século XX.